• General Search
  • Companies
  • Blogs
processing

CAV – Centro de Artes Visuais

CAV – Centro de Artes Visuais
CAV - Centro de Artes Visuais
O CAV representa a nova vocação dos Encontros de Fotografia, festival que ao longo das décadas de oitenta e noventa se afirmou como o principal divulgador da fotografia em Portugal.

Descrição

O Centro de Artes Visuais – Encontros de Fotografia (CAV) é uma estrutura de produção de exposições e outros projetos no campo da fotografia e da imagem em movimento, como o filme e o vídeo. Consciente do diálogo existente entre todas as atuais disciplinas artísticas, o CAV não se escusará a apresentar também outros domínios da criação contemporânea, como a pintura, a escultura e o desenho.

O CAV representa a nova vocação dos Encontros de Fotografia, festival que ao longo das décadas de oitenta e noventa se afirmou como o principal divulgador da fotografia em Portugal. Atentos à constante articulação da fotografia com a imagem em movimento, os Encontros de Fotografia deixaram de a entender enquanto meio de expressão específico e passaram a concebê-la como mais uma disciplina entre todas as que compõem o atual universo das artes visuais.

O CAV, inaugurado a 14 de Fevereiro de 2003, ocupa o Colégio das Artes, um edifício histórico localizado no centro da cidade de Coimbra recuperado para o efeito segundo projeto do arquiteto João Mendes Ribeiro.

A programação do CAV assenta em exposições individuais e colectivas, centradas na fotografia e no vídeo, nas quais se apresentam artistas reconhecidos no circuito da arte contemporânea internacional e artistas portugueses relevantes no panorama da arte contemporânea nacional. O CAV aposta ainda na divulgação do trabalho de artistas emergentes, seja através da sua apresentação em exposições colectivas, seja através das sua apresentação num programa específico com as características de “Project Room”.