• General Search
  • Companies
  • Blogs
processing

Exposição “Cidades Novas Medievais: a cidade como instrumento de poder”

Exposição “Cidades Novas Medievais: a cidade como instrumento de poder”
Exposição “Cidades Novas Medievais: a cidade como instrumento de poder”
A Câmara Municipal de Coimbra terá patente ao público, a partir do dia 1 de março, a exposição intitulada “Cidades Novas Medievais: a cidade como instrumento de poder”, uma exposição sobre urbanismo medieval em Portugal que relaciona a construção das cidades com a composição e construção do Reino.

Descrição

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) terá patente ao público, a partir do dia 1 de março de 2018, a exposição intitulada “Cidades Novas Medievais: a cidade como instrumento de poder”, uma exposição sobre urbanismo medieval em Portugal que relaciona a construção das cidades com a composição e construção do Reino. Esta exposição, que tem lugar na Torre de Almedina (Núcleo da Cidade Muralhada do Museu Municipal de Coimbra), estará patente até ao dia 1 de março de 2019.

A exposição pretende destacar a importância da cidade medieval na “construção” do reino de Portugal, no período que medeia entre os séculos XII e XIV. Polo de ordenamento do território recém-conquistado e instrumento do processo de centralização do poder, a cidade medieval e, sobretudo, a cidade nova, criada onde se entendeu necessário, é analisada na sua vertente compositiva: a forma, os elementos e as funções.

Partindo de textos e imagens, a apreensão do processo de fundação urbana complementa-se, de forma particularmente didática, através da exploração da maqueta existente na Torre de Almedina, que reconstitui a estrutura defensiva da cidade medieval – respetivas muralhas, torres de vigilância e portas da cidade.

A exposição pode ser visitada de terça a sábado (no horário das 10h00 – 13h00 e das 14h00 – 18h00), no Pátio do Castilho – Coimbra.