• General Search
  • Companies
  • Blogs
processing

Igreja de Santa Cruz – Panteão Nacional

Igreja de Santa Cruz – Panteão Nacional
Iniciado em 1131, sob o patrocínio de D. Afonso Henriques, e entregue à ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.

Descrição

Iniciado em 1131, sob o patrocínio de D. Afonso Henriques, e entregue à ordem dos Cónegos Regrantes de Sto. Agostinho. De entre os notáveis que frequentaram a escola do Mosteiro, destaca-se St.º António, que em Coimbra tomou as ordens de S. Francisco. A igreja românica teve plano do arquitecto francês Roberto.
Das obras promovidas pelo Rei D. Manuel I, destacam-se as abóbadas atribuídas a mestre Boitaca, ou o notável cadeiral manuelino, de 1513, e cujo coroamento tem temática alusiva aos descobrimentos Portugueses. Merecem igual destaque as encomendas régias a Nicolau Chanterenne, para a execução dos jacentes dos túmulos reais, em estilo renascentista.

Afonso Henriques e Sancho I, primeiros reis de Portugal, repousam em elegantes arcas tumulares, na capela-mor da igreja, hoje Panteão Nacional.

A fachada do mosteiro exibe elementos estruturais românicos conjugados com a decoração do portal, do século XVI. O Arco Triunfal que precede a frontaria é do século XIX. Nas traseiras do conjunto monástico, situa-se o Claustro da Manga, bela construção renascentista de uma pureza de estilo raramente ultrapassada.
A obra, antigamente conhecida por Fonte da Manga, situava-se no centro de um dos três claustros do Mosteiro de Santa Cruz.

O Claustro do Silêncio é manuelino do século XVI, e inclui quatro baixos-relevos, com cenas da Paixão, da autoria de Nicolau Chanterenne.

Horário:
2ª a 6ª: 9h00 – 17h00
Sáb.: 9h00-12h00 / 14h00-17h00
Dom. e feriados religiosos: 16h-17h30
Durante o período de horário de inverno, (último domingo de outubro ao último domingo de março): domingos e feriados religiosos: 16h00-17h00.
Feriados civis: aberto só no período da manhã

Preços:
Entrada gratuita na Igreja e (Capela Mor (Túmulos Reais))
Para visita à Sacristia, Sala do Capítulo, Claustro e Exposição:
Bilhete normal: € 2,50
> de 65 anos e estudantes: € 1,50
Escolas – gratuito (mediante marcação prévia)

Autocarro: : 5, 6, 7, 7T, 11, 24, 29, 103, Linha Azul