• General Search
  • Companies
  • Blogs
processing

Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra

Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra
Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra
Instalado na Torre de Anto, classificada como Monumento Nacional desde 1935, este núcleo integra-se no programa do Museu Municipal de Coimbra e pretende contribuir para o conhecimento e divulgação duma expressão artística que projetou a Cidade para o mundo.

Descrição

Instalado na Torre de Anto, classificada como Monumento Nacional desde 1935, o Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra está integrado no programa do Museu Municipal de Coimbra e pretende contribuir para o conhecimento e divulgação duma expressão artística que projetou a Cidade para o mundo.

Cantores, Instrumentistas, Compositores e Violeiros formatam um percurso expositivo que acompanha os momentos mais relevantes do Canto e da Guitarra de Coimbra ao longo de várias gerações.

Tratando-se de um espaço exíguo, o visitante não deixará de ficar surpreendido com o que pode ali encontrar. Desde logo, alguns objetos do grande mestre Carlos Paredes: duas guitarras (de três que a CMC recebeu em doação), um pequeno rádio transístor, uma mnemónica e dois pequenos amuletos. Há também uma letra de uma canção original de Zeca Afonso, uma guitarra de António Portugal e ficará ainda exposta a letra manuscrita da Trova do Vento que Passa, de Manuel Alegre.

O 1.º piso é constituído por um miniauditório. O 2.º piso, além de funcionar como receção, é dedicado a um período que começa nos primórdios e vai até ao início do século XX. O 3.º piso abarca as décadas de ouro de 1920 e 1950 e o último e 4.º piso espelha a ligação à música de intervenção, além do fado na atualidade, fornecendo informações sobre onde pode ser apreciado na cidade.

Em todos os pisos há quiosques multimédia, com ecrãs táteis, que permitem explorar um grande manancial de informação, nomeadamente sobre cantores, autores de letras e de músicas, instrumentistas e fabricantes de instrumentos. Estes dispositivos permitem ainda consultar histórias e entrevistas ou ouvir músicas. Outra forma de ouvir música é através de áudio-guias que contêm ainda a restante informação disponível no museu. Os visitantes podem, inclusive, escutar uma playlist, sentados às janelas dos 3.º e 4.º pisos, que dispõem de vista privilegiada sobre a cidade.

Os 2.º e 4.º pisos têm um quiosque multimédia extra, respetivamente sobre os componentes necessários ao fabrico de uma guitarra e sobre os locais onde atualmente se pode ouvir fado de Coimbra. Já no 3.º piso existe uma cadeira com uma capa e uma guitarra, que permitirá aos visitantes fazerem fotos ou vídeos das suas passagens pelo Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra.