• General Search
  • Companies
  • Blogs
processing

Observatório Astronómico

Observatório Astronómico
O Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra desenvolve actividades científicas, de ensino e divulgação da Astronomia.

Descrição

O Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra desenvolve actividades científicas, de ensino e divulgação da Astronomia.

A sua criação surge dos estatutos da reforma pombalina, um processo que sofreu algumas vicissitudes, que só no fim do séc. XVIII foram ultrapassadas. O projecto inicial, um majestoso edifício, foi abandonado em Setembro de 1775, provavelmente, devido ao previsível exagerado custo. Em definitivo, um edifício, no Pátio da Universidade, começou a ser erigido em 1790.

É inquestionável o valor da criação do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra para a evolução do estudo da Astronomia em Portugal. Foi o primeiro grande Observatório nacional e traduziu a vontade da época em aliar o conhecimento teórico ao prático, com reais vantagens para a Ciência portuguesa.

O Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra funcionou no local inicial durante cerca de 150 anos. Já no século XX, no início dos anos quarenta, o novo plano da Cidade Universitária previa a demolição do Observatório do Terreiro, com o intuito de lhe destinar novas instalações mais consentâneas e de modo a desanuviar o pátio da Universidade.

Assim, o Observatório foi transferido para o Alto de Santa Clara em 1951, onde funciona até hoje. Actualmente, ali desenvolve actividades científicas, de ensino e divulgação da Astronomia.

No Observatório Astronómico é realizada investigação em Astronomia e Astrofísica nas áreas da Física Solar, Física Estelar, Mecânica Celeste e Astrofí¬sica Extragaláctica. Alguns destes trabalhos visam a preparação dos programas científicos de missões da Agência Espacial Europeia como COROT e GAIA.

O Observatório Astronómico tem também disponibilizado, ao longo dos anos, dados astronómicos às comunidades científica e civil, sendo que, actualmente, disponibiliza efemérides astronómicas, imagens solares e um arquivo de espectros de estrelas.

Dispõe ainda de um acervo museológico, constituído por um vasto número de instrumentos de observação e medição astronómica e terrestre. Conta ainda com uma colecção de mapas e cartas celestes. A maioria do espólio é constituída por peças dos séculos XVIII e XIX.

No âmbito da sua vocação, o Observatório Astronómico organiza eventos de carácter científico destinados a especialistas, como conferências ou palestras e eventos de carácter geral, para o grande público, como observações astronómicas ou visitas de escolas do ensino básico e/ou secundário.

Visitas escolas
3.ª, 4.ª e 5.ª: 14h15
Marcações: 239 802 370

Bilhete aluno: 1,00€