• General Search
  • Companies
  • Blogs
processing

Passear na História

Passear na História
Dedicada essencialmente à comunidade escolar, esta ação disponibiliza circuitos pedonais temáticos, acompanhados por guias-intérpretes, com o objetivo de divulgar o património cultural, natural e edificado da Cidade.

Descrição

Passear na História é um programa de visitas guiadas gratuitas que pretende divulgar o património e a história de Coimbra junto das camadas mais jovens da população estudantil do nosso concelho. Caracteriza-se por um conjunto de circuitos temáticos que procuram abordar assuntos relacionados com os programas escolares, no sentido de proporcionar aos alunos, dos diferentes graus de ensino, a possibilidade de contactar com os vestígios do nosso passado, contribuindo também para a sua preservação e divulgação.

Mediante disponibilidade dos serviços municipais e com marcação prévia (com, pelo menos, um mês de antecedência), são vários circuitos pedonais temáticos, que divulgam o património cultural, natural e edificado da cidade, abordando temas relacionados com os programas escolares. Os percursos realizam-se às 10h00 ou às 15h00 e a sua duração não ultrapassará 1h30.

Os grupos interessados em aderir deverão apresentar um pedido, por escrito, à Câmara Municipal de Coimbra, via e-mail cultura@cm-coimbra.pt. Sempre que haja interesse na visita ao interior dos Monumentos incluídos em cada um dos itinerários propostos, deverão as escolas proceder ao contacto com as Entidades responsáveis para obtenção da respetiva autorização e pagamento de ingressos.

 

Circuitos disponíveis
Coimbra Fortificada
Alcáçova (exterior), Porta da Traição, Largo D. Dinis, Colégio S. Jerónimo (parque de estacionamento), Couraça dos Apóstolos, Torre de Anto (exterior), Torre de Almedina. O local de encontro é junto á Porta Férrea.

Românico em Coimbra
Igreja de S. Salvador (exterior), Sé Velha (exterior) e Igreja de S. Tiago (exterior). O ponto de encontro é na entrada do Museu Nacional de Machado de Castro (Largo Dr. José Rodrigues).

Manuelino em Coimbra
Capela de S. Miguel (exterior), Museu Nacional Machado de Castro (exterior), Palácio de Sub-Ribas (exterior) e Igreja de Santa Cruz. O local de encontro é junto à Porta Férrea.

Coimbra do Renascimento
Sé Velha (Porta Especiosa), Igreja de Santa Cruz e Jardim da Manga. O local de encontro é junto à Sé Velha.

Coimbra – Colégios da Alta
Colégio de São Pedro (exterior), Colégio de S. Jerónimo, Colégio das Artes, Colégio das Onze Mil Virgens (exterior) e Colégio de Santo Agostinho (exterior). O local de encontro é junto á Porta Férrea.

Coimbra – Colégios da Baixa
Igreja de Santa Cruz, Pátio da Inquisição (Artes), Colégio de São Bernardo (exterior), Colégio do Carmo ou Colégio da Graça (exterior), Colégio de São Boaventura (exterior), Colégio de São Pedro (exterior), Colégio de São Domingos (exterior) e Colégio de S. Tomás (exterior). O local de encontro é junto á entrada do edifício da Câmara Municipal de Coimbra.

As Reformas Pombalinas em Coimbra
Museu de Física (Laboratório Chimico – exterior), Museu Mineralógico e Geológico (exterior) e Jardim Botânico (entrada do jardim). O local de encontro é entrada da Sé Nova.

Edifícios do Estado Novo
Biblioteca Geral e Arquivo, Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina, Departamento de Matemática, Escadas Monumentais e Departamento de Física e Química. O local de encontro é junto á Porta Férrea.

Jardins Históricos
Penedo da Saudade e Jardim da Sereia. O local de encontro é no Penedo da Saudade (junto ao busto de António Nobre, na Rua Marnoco e Sousa).