• General Search
  • Companies
  • Blogs
processing

Sabores da Escrita

Sabores da Escrita
Sabores da Escrita
“Sabores da Escrita”, iniciativa que alia a escrita à mesa promovendo encontros que unem figuras das letras à gastronomia tradicional portuguesa, voltou à Casa da Escrita para cinco conferências/jantares temáticos previstos para o ano em curso.

Descrição

“Sabores da Escrita”, iniciativa que alia a escrita à mesa promovendo encontros que unem figuras das letras à gastronomia tradicional portuguesa, voltou à Casa da Escrita, no dia 26 de fevereiro, para o primeiro de cinco conferências/jantares temáticos previstos para o ano em curso. A primeira sessão foi dedicada a José Saramago, nome maior da nossa Literatura, a que se juntarão outras figuras influentes na cultura e na história local como Luís de Camões, Júlio Dinis, Isabel de Aragão e Fernando Pessoa.

Nesta sessão apresenta-se, em traços muito gerais, uma cenografia da vida quotidiana portuguesa tal como se representa na obra romanesca de Júlio Dinis. Cronista do “mundo real”, o autor da Morgadinha dos Canaviais e de Uma Família Inglesa deixou-nos quadros simples, às vezes idealizados mas também muito autênticos da vida campestre e urbana que nos ajudam a reconstituir o que terá sido o dia-a-dia das famílias do século XIX. A mesa faz parte dessa vivência.

Apresentação do livro À Mesa com Júlio Dinis, edição da Confraria Gastronómica de Ovar, por Carmen Soares (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). Contem textos da autoria de Ana Sofia Silva Barroso, José Augusto Maia Marques, Carmen Matos e Paulo Sá Machado abordando aspectos biográficos e apontamentos literários sobre o escritor. O receituário é de Luís Lavrador.

EMENTA

Antipasto
Pão e broa
“Queijo de consistência pastosa”
Orelheira
Presunto com ovos fritos
“Fêvera de Bacalhau”
Pimento de conserva
Azeitonas
“Vinho palhete”

Pasto
Caldo de abóbora e nabo temperado com pão e azeite
Carne assada com arroz de forno
Salada de alface
“Vinho rascante”

Sobrepasto
Compotas variadas
Pudding
Peras de Moscatel
Pão de ló de Ovar
Vinho do Porto

Jantar confecionado e servido pelos SASUC, sob coordenação do Chef Luís Lavrador.
Colaboração Teatral: VIV’ARTE, apontamentos Cénicos com base em textos das obras “As Pupilas do Senhor Reitor” e “Uma Família Inglesa”.

 

A adesão ao jantar requer inscrição prévia, presencialmente, na Casa Municipal da Cultura, à Rua Pedro Monteiro (informações através do telefone 239 702 630), com custo no valor de 15€/pessoa e de 7,50€ para crianças dos 6 aos 12 anos; é de acesso gratuito a crianças até aos 5 anos de idade. O pagamento deverá ser feito no ato da inscrição, limitadas a 50 lugares.