• General Search
  • Companies
  • Blogs
processing

Visitas guiadas da Câmara Municipal em janeiro de 2018

Visitas guiadas da Câmara Municipal em janeiro de 2018
Visitas guiadas da Câmara Municipal em janeiro de 2018
Dando seguimento à iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, de realizar visitas guiadas subordinadas a temas diversos, a diferentes monumentos e locais emblemáticos da cidade através dos quais se percorre um pouco da história e cultura locais, apresentamos o calendário para janeiro de 2018.

Descrição

Dando seguimento à iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, de realizar visitas guiadas subordinadas a temas diversos, a diferentes monumentos e locais emblemáticos da cidade através dos quais se percorre um pouco da história e cultura locais, apresentamos o calendário para o mês de janeiro de 2018.

Para os próximo dias estão previstas as seguintes visitas:

Dia 4 – 15h00: Adorar o Menino
Visita guiada a alguns presépios que são organizados em vários locais da baixa de Coimbra.
Nestes presépios em particular encontramos uma série de aspetos demonstrativos de um certo sentir muito português através de expressões artísticas que não pretendem ser eruditas mas que procuram, de alguma forma, aproximar e humanizar os objetos fazendo com que o espectador se sinta parte integrante da cena representada.
O objetivo desta visita é dar a conhecer a todos quanto nos visitam algumas destas manifestações artísticas, valorizando-as tanto ao nível da sua história e património, como reconhecendo o seu contributo para a valorização de Coimbra como Cidade do Conhecimento.
Local de encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra

Dia 11 – 15h00: Uma Cidade Três Santos
Visita guiada no Mosteiro de Santa Cruz, centralizada na vida e obra de São Teotónio, Santo António e Rainha Santa Isabel relacionando-a com esta casa monástica e com a cidade de Coimbra.
Esta visita abarca a cultura e o culto das personalidades anteriormente referidas, intimamente ligadas à cidade de Coimbra, à sua cultura e à difusão do seu nome no mundo.
Compreende um período de afirmação da nacionalidade e demarcação das linhas fronteiriças, visão e legado de um património imaterial pouco conhecido e raramente associado à cidade.
Pretende-se, com esta visita, criar um conhecimento mais abrangente da cidade com o mundo espiritual, Santiago de Compostela, Pádua e Fátima e o contributo quer intelectual quer geográfico de Coimbra, para o enriquecimento da história universal.
Local de encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra
Entrada paga: 1€

Dia 16 – 15h00: Mosteiro de Santa Maria de Celas
Visita guiada aos espaços monásticos (parlatório, igreja, sacristia, coro, sala do capítulo e claustro) focando a criação e a evolução desta casa monástica e seu burgo, desde a sua fundação até à atualidade, interligando-a com aspetos religiosos, com o nascimento da ordem, com a reforma e espiritualidade cistercienses.
Com esta visita pretende-se dar a conhecer o património material e imaterial existente na cidade de Coimbra, em particular desta casa monástica, os seus estilos arquitetónicos, épocas de construção, sua riqueza e qualidade de traço de execução são o enfoque desta visita, mostrando a qualidade, quantidade e variedade de monumentos existentes na cidade, únicos no contexto nacional e pouco promovidos no exterior.
O objetivo é criar uma maior dinamização, visibilidade deste espaço surpreendente de presença feminina, como lugar de equilíbrio, centro de solidariedade e de cultura.
Local de encontro: adro do Mosteiro de Santa Maria de Celas
Entrada paga: Donativo 1 €

Dia 25- 15h00: Santo António
Visita guiada à Igreja de Santo António dos Olivais que pretende sensibilizar o visitante para a vida, a obra e para o legado material e espiritual desta personalidade ímpar da história religiosa europeia da Idade Média.
Coimbra, cidade refúgio religioso e espiritual, foi também, em inícios do século XIII, a Cidade do Conhecimento para Santo António, único Doutor Português da Igreja Católica.
Esta visita pretende preservar, na memória coletiva a importância de um património único existente na cidade que se encontra intimamente ligado a rotas de peregrinação nacionais e internacionais que pela sua centralidade são difusoras de um grande fluxo de turistas.
Local de encontro: Escadaria da Igreja de Santo António dos Olivais

Dia 30 – 15h00: De Colégio a Tribunal
O Município de Coimbra associa-se às comemorações do centenário do Tribunal da Relação realizando um conjunto de visitas guiadas a este espaço arquitetónico, dando a conhecer as suas origens, evoluções e funções atuais.
Pensado e edificado como colégio universitário, integrado na grande reforma escolar levada a cabo por D. João III, em meados do século XVI, volvidos três séculos, durante Revolução Liberal, as ordens religiosas são extintas e o edifício começa a sua grande transformação e adaptação às diferentes funções pelas quais vai passando: desde residência familiar até a Palácio da Justiça.
O objetivo desta visita é dar a conhecer a todos quanto nos visitam o relevo que este edifício tem na história de Coimbra, revelando aspetos menos conhecidos deste espaço nacional único, classificado como Património Mundial pela UNESCO.
Local de encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra

*Número máximo de participantes: 15 pessoas

As visitas guiadas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30 (salvo exceções indicadas). Os interessados devem fazer a sua inscrição, via telefónica ou presencial, na CMC (Casa Aninhas – 239 857 500 ou Casa Municipal da Cultura – 239 702 630). As visitas guiadas têm o seu início às 15h00. Todas as entradas pagas são da responsabilidade dos participantes, que são devidamente informados dessa circunstância.